terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sobre Brasis, Cosmopolitismo e Sistema Mundo.

  Acho que chegou a hora de explicar alguns termos que usei na criação desse blog. Cosmopolitismo, sincretismo, indivisível? unh...e o que tem a ver com Brasis de Milton Santos?
   Primeiramente, gostaria de sintetizar um termo antigo que os geógrafos e afins se utilizam, que são eles: Divisões de trabalho, a regional e a internacional.
  A divisão do trabalho foi encabeçada no antigo sistema colonial, que era uma Divisão Internacional do Trabalho no qual consistia em " Toda colonia fornecia matéria - prima, mão de obra e mercado consumidor, ja a metrópole fornecia produtos manufaturados, $$, e empresas (cana-de-açucar)", assim sendo de uma forma bem suscinta.
    A DRT (Divisão Regional do trabalho) isso falando de Brasil, é caracterizada como a divisão interna do Brasil, ou seja, as divisões de trabalho se dão desde a pequena escala até em grande escala. Essa divisão regional é caracterizada como, a região nordeste por exemplo, ser uma zona de perda, no qual ela perde mão de obra (migrações), matéria prima e porque não mercado consumidor, ja o Sudeste concentra a mão de obra provinda do Nordeste e outras regiões, concentra também a tecnologia e a maioria das grandes multinacionais (empregos=piões).
   De uma forma bem resumida, os Brasis do Milton santos são quatro, vamos a eles, Região Norte, Nordeste, Centro-Sul e Região Concentrada.
  A divisão regional é bastante evidente no Brasil, sendo que podemos dividí-lo em: Floresta (Norte e partes do Centro-Oeste) Nordeste, Centro-Sul (Sudeste e um pouco de Goiás) e por fim Região Concentrada (Sp, o eixo Campinas Ribeirão Preto e São José dos Campos) ah... e São Carlos né gente.
   Milton Santos interpretava o Brasil como sendo grandes arquipélagos, ou seja, o foco de desenvolvimento se concentrava em algumas partes do Brasil devido ao processo de colonização desigual, onde o interior do Brasil é uma região mais nova e pouco povoada, no processo de desenvolvimento.  
   Então, o Brasil é dividido desigualmente, sendo o Estado de SP o carro chefe, caracterizado por tudo aquilo que a gente vê em aulas de Geografia.
   Portanto os termos os quais me utilizei são eles: Cosmopolitismo, sincretismo, indivisível, vem de encontro com o meu pensamento de união de uma nação igualmente e das pessoas.
   Cosmopolitismo por exemplo implica em, desprezo de fronteiras, sincretismo é uma união de culturas e pessoas e indivisível implica em não dividir o país, ou as nações entre pobres e ricas enfim.
    Como pensar numa nação sem fronteiras econômicas, educacionais, culturais? sendo que essa nação ja foi dividida erroneamente há 511 anos. Portanto sou daqueles que ainda acreditam em um sistema unificado das nações, sem divisões e diferenças, utopia? Loucura? não sei mas tantas pessoas pregavam a união, porque não acreditar nessa idéia.

OBS: em outro texto explico a caracteristica de cada um dos Brasis e outras coisitas mais.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo texto irmão!
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parece algo da famosa estratégia "Dividir para conquistar". Relido pros dias de hoje pode ser: Dividir para explorar! Essas divisões, classificações e afins parecem uma estratégia para explorar ou marginalizar o povo. Utopia? Loucura? Não. É visão de realidade.

    ResponderExcluir
  4. loucura e utopia são termos criados para podar a criatividade e capacidade do ser humano.
    toda busca a suor e sangue por algum ideal é loucura, e tudo que resulta de tais buscas é utópico.
    é o que sempre muda tudo.
    "muda", e não "vai mudar".
    porque pensar que "uma hora vai, uma hora alguém vai lá e vai botar em prática tudo o que pensamos dever ser botado em prática" não é ação, e reação não ocorre sem ação, e reação é mudança.
    isso pra tudo.

    vamos fugir para dentro.

    ResponderExcluir